(38) 98414-6225

PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO
PLANEJAMENTO
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
MONITORAMENTO DE CARREIRA

Conheça e inicie seu plano de carreira


ATITUDE & MOTIVAÇÃO


ARTIGOS

CONSTRUINDO UMA CARREIRA DE SUCESSO

* Por Gregório Ventura

Cada minuto gasto no planejamento economiza dez minutos de execução. Cada minuto que você gastar planejando permitirá que economize dinheiro, tempo e energia na consecução dos resultados que almeja."  Brian Tracy
 

A construção de uma carreira é como uma casa. É preciso planejar, construir a base para depois seguir em frente, até a construção estiver sólida, segura, adequada e bonita para viver e passar dias felizes. Qualquer erro nas etapas da construção pode comprometer todo o projeto. Muitas carreiras tem sido construídas sem planejamento e foco, ou seja, “tocadas” de qualquer jeito e conforme disse o especialista Alec Mackenzie: Agir sem planejar é a causa de todos os fracassos". Os universitários tem ficado perdidos quanto ao seu futuro, sem metas e sem um plano consistente para seguir adiante na construção sólida de suas carreiras. Obviamente não tem metas porque não sabem como fazer, ou ficam a adiar o enfrentamento do seu futuro profissional ou simplesmente pensam não ser preciso. O curso superior é fundamental para adquirir conhecimentos e uma visão da especialidade, porém é preciso agregar habilidades e uma atitude positiva perante sua formação. Abandonar a passividade e assumir uma postura pró-ativa. É preciso gente de iniciativa, pois são pessoas assim que crescem na carreira.

O primeiro passo é avaliar sua carreira e que nível está. Muitos não conseguem ter claro e transparente os seus objetivos. Escreva e defina suas metas de forma clara, o que deseja, seus propósitos e metas e como irá fazer para conseguir. Traça um plano concreto com ações e prazos para sair do “lugar”. Um casa começa pela base solida, uma boa carreira também. Mire aonde deseja chegar e quais as habilidades precisa desenvolver, quais comportamentos precisa aprimorar e quais técnicas e ferramentas dominar e “mãos à obra”. O plano pronto é momento de agir, monitorar ações e cuidar de executar com foco, determinação e paixão.

É o propósito de construir uma carreira como parte de sua missão de vida, colocando seus talentos à disposição que o fará se sentir motivado. Todos tem talentos e que podem ser desenvolvidos. Toda habilidade pode ser desenvolvida, pesquisas e especialistas dizem que se uma pessoa dedica 10.000 horas em qualquer assunto se tornará um especialista naquilo que investiu seu tempo e energia. Quando os talentos, como qualidade e dons, são colocados a serviço dos outros tudo se desenvolve com firmeza, passa por momentos turbulentos, e avançam rumo a alegria de servir. Ter uma carreira bem sucedida não é pensar que a construção já está pronta, pois “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

Gregório Ventura é Master Coach, Palestrante, consultor e escritor. Proprietário da Caminhos Business Coaching. Contato:  falecom@gregorioventura.com.br

ARTIGO – A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ

Por Gregório Ventura e Eliane Ventura

O conhecimento é uma fonte que nos ajuda a conhecer, entender, opinar com mais clareza, enfim, proporciona o crescimento de um país, de um povo, de um grupo e de uma pessoa. O conhecimento gera autoconfiança, e esta, por sua vez pode nos libertar ou aprisionar. Você poderia se perguntar, como a autoconfiança pode aprisionar alguém? E a resposta é: tudo em desequilíbrio gera “prisões”, especialmente interiores. A autoconfiança na sua extremidade pode gerar “arrogância”, simplesmente porque a pessoa pode não ser autocrítica. A ignorância é uma armadilha para aqueles que não conseguem se abrir ao diálogo, definindo o seu padrão de conhecimentos como absoluto e definitivo. É a atitude de pensar que não precisa mais deste conhecimento ou daquela formação; ou, já sei tudo sobre isto; ou ainda a atitude passiva de acreditar que não há nada de bom a aprender com sua vida e eventos passados. E então, além da canção...onde fica a beleza de ser um eterno aprendiz?

O aprendizado nos acompanha desde o nascimento, onde recebemos os dons de nascença e aprendemos a andar, falar, com a capacidade para amar e perdoar. Ao longo da vida somos acumulados de outros dons, aprendendo com nossos pais, professores, amigos, líderes, entre outros. É um aprendizado constante, desde que exista abertura, motivação e vontade de aprender. A vida traz aprendizados em tudo o que acontece. Nas experiências de dificuldades e tempestades você pode se perguntar: “o que esta situação pode me ensinar?”. Nas experiências positivas também perceber “o que aprendi com esta experiência positiva?” Em tudo, viver a vida como um eterno aprendiz, trilhando assim os caminhos da sabedoria, que são opostos aos caminhos da ignorância. No entanto, muitos neste processo da vida deixam de ser aprendizes, e param no tempo, acomodando e se fechando às novas perspectivas e possibilidades que um aprendiz da vida não deve desperdiçar. E você como tem aprendido com a vida?

Quando citamos o aprendizado não falamos apenas em ter conhecimentos ensinados pelos livros e pelas aulas, pois ser um eterno aprendiz tem a ver com sabedoria. A pessoa letrada fechada ao novo está fechando às portas do aprendizado e renunciando a atitude de ser um eterno aprendiz, assim como aquela pessoa mais simples de conhecimento que prefere às crenças limitantes de seus aprendizados a algum novo conhecimento. Ser um eterno aprendiz é compreender as diversas experiências da vida e tirar lições preciosas que pode te tornar mais sábio, é estar aberto a escutar os ensinamentos da natureza, das ações silenciosas e maravilhas do amor divino e estar pronto para aprender novos conhecimentos e novas habilidades, não importa o estágio que tenha chegado.

Encontre dentro de si esta “alma de um eterno aprendiz”, através da experiência de rever sua vida à luz da sabedoria divina e descubra os aprendizados que a vida te proporcionou. Medite sobre o que a vida tem te ensinado, pois o mundo atual carece de incentivar a meditação e contemplação da vida. O eterno aprendiz persegue a sabedoria e tem consciência que “o temor de Deus é o princípio da sabedoria.”Defina um propósito, escolhendo ter uma atitude aberta à vida, e usufrua da alegria e da beleza de ser um eterno aprendiz. Siga o caminho da sabedoria!

 

Faça login para iniciar seu plano de carreira